sexta-feira, 25 de outubro de 2019

A inovação é o que distingue um líder de um seguidor


A inovação cumpre um papel fundamental nas organizações, sendo uma das maiores dificuldades das empresas. Mas afinal, o que é inovação? Por muitas vezes, o termo inovação é confundido com aquilo que é “novidade”, porém inovar está muito além de apenas algo novo. Esse é um tema relatado por muitos autores, com diferentes pontos de vistas. Mostrarei algumas definições sobre o tema.
Para Peter Drucker, em 1997, inovação é uma “Ferramenta específica dos empresários, o meio através do qual eles exploram a mudança como oportunidade para um negócio ou um serviço diferente. É possível apresentá-la sob a forma de disciplina, aprende-la e praticá-la”. Já para Van De Ven, em 1986, a inovação é “Desenvolvimento e implementação de novas ideias por pessoas que, ao longo do tempo, empenham-se em operações com outras pessoas no interior de uma ordem institucional”.
Mais recente temos Jorge Oliveira, em 1999, dizendo que inovação é “A transformação de ideias e/ou utilização de invenções, de que resultam aplicações úteis conducentes a melhoramentos”. Ou seja, a inovação não precisa ser algo novo, pode ser algo melhorado, que solucionará um problema. Mas como saber se sua empresa está inovando? Existem alguns indicadores de inovação tecnológica nas empresas, que trazem inúmeras vantagens, dentre elas a identificação dos pontos fortes e fracos.

Alguns exemplos de indicadores são redução de custos, investimento em P&D, investimento médio por projeto (quanto cada projeto custou), retorno sobre o investimento (ROI), qualidade de ideias geradas, taxa de ideias por colaborador (quantidade de ideias geradas por colaborador em determinado período). Além disso, outros indicadores são quantidade de projetos inovadores em andamento, quantidade de inovações (quantas inovações a empresa implantou), e por último a taxa de sucesso (indicador para avaliar a recepção do público para novos produtos ou serviços).
A intenção desses indicadores é verificar se os esforços de inovação estão gerando resultados positivos, caso não estejam, o gestor pode utilizar as informações para reavaliar sua metodologia e reverter a situação. Como já dizia Steve Jobs, “A inovação é o que distingue um líder de um seguidor”, portanto ela é a palavra-chave para as empresas que querem se tornar mais competitivas e sobreviver no mercado. Lembre-se, a inovação não está relacionada, necessariamente, a novas coisas, mas a novas formas de gerar valor.

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário