A
inovação cumpre um papel fundamental nas organizações, sendo uma das maiores dificuldades
das empresas. Mas afinal, o que é inovação? Por muitas vezes, o termo inovação é
confundido com aquilo que é “novidade”, porém inovar está muito além de apenas
algo novo. Esse é um tema relatado por muitos autores, com diferentes pontos de
vistas. Mostrarei algumas definições sobre o tema.
Para
Peter Drucker, em 1997, inovação é uma “Ferramenta específica dos empresários, o meio
através do qual eles exploram a mudança como oportunidade para um negócio ou um
serviço diferente. É possível apresentá-la sob a forma de disciplina,
aprende-la e praticá-la”. Já para Van De Ven, em 1986, a inovação é “Desenvolvimento
e implementação de novas ideias por pessoas que, ao longo do tempo, empenham-se
em operações com outras pessoas no interior de uma ordem institucional”.
Mais recente temos Jorge
Oliveira, em 1999, dizendo que inovação é “A transformação de ideias e/ou
utilização de invenções, de que resultam aplicações úteis conducentes a
melhoramentos”. Ou seja, a inovação não precisa ser algo novo, pode ser algo
melhorado, que solucionará um problema. Mas como saber se sua empresa está
inovando? Existem alguns indicadores de inovação tecnológica nas empresas, que
trazem inúmeras vantagens, dentre elas a identificação dos pontos fortes e
fracos.
Alguns exemplos de
indicadores são redução de custos, investimento em P&D, investimento médio
por projeto (quanto cada projeto custou), retorno sobre o investimento (ROI),
qualidade de ideias geradas, taxa de ideias por colaborador (quantidade de
ideias geradas por colaborador em determinado período). Além disso, outros
indicadores são quantidade de projetos inovadores em andamento, quantidade de
inovações (quantas inovações a empresa implantou), e por último a taxa de
sucesso (indicador para avaliar a recepção do público para novos produtos ou
serviços).
A intenção desses
indicadores é verificar se os esforços de inovação estão gerando resultados
positivos, caso não estejam, o gestor pode utilizar as informações para
reavaliar sua metodologia e reverter a situação. Como já dizia Steve
Jobs, “A inovação é o que distingue um líder de um
seguidor”, portanto ela é a palavra-chave para as empresas que
querem se tornar mais competitivas e sobreviver no mercado. Lembre-se, a inovação não está relacionada, necessariamente, a novas coisas,
mas a novas formas de gerar valor.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário