Criar ou transformar ?
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A bicicleta de Da Vinci: invenção no século 15, inovação somente em 1818 |
Produzir,
desenvolver, gerar, dar início e conceber são uma das tantas maneiras de se definir
a invenção, é o uso do conhecimento para a criação de algo novo. Para Santos Dumont “As invenções são,
sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso”. A partir do momento que a
invenção se faz necessária para a sociedade e atinge o mercado de forma
sustentável e rentável ela se torna uma inovação. A bicicleta por exemplo foi
patenteada em 1818 e se tornou popular somente após a revolução industrial, porém
os primeiros desenhos foram feitos no século 15 por Leonardo da
Vinci.
Para
o OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) a inovação é
a aplicação de uma invenção, um produto, serviço
novo ou significativamente melhorado, um processo, uma estratégia de marketing
ou um novo método organizacional nas práticas de negócios usados na organização
do local de trabalho ou nas relações empresariais que melhoram nossas
experiências, nos tornam mais produtivos, agregam alguma dimensão de qualidade
às nossas vidas.
Spence Silver criou um adesivo com pouca aderência e sensível a
pressão em 1968 quando trabalhando para 3M tinha o objetivo de criar um adesivo
ultra forte para construções de aeronaves, o que depois de 5 anos levou Art Fry
que também trabalhava na empresa fez uso do adesivo em seus marcadores de pagina
para partitura de cantos, criando assim o post-it uma tecnologia que foi da
invenção a inovação.
A capacidade de usar o conhecimento tecnológico determina a competitividade
industrial de acordo com KIM(1999), abordando a capacidade tecnológica em três dimensões a produção, investimento e inovação, citando como componentes da capacitação a:
· Transferência
de tecnologia de países desenvolvidos;
· Passar
por crises internas e externas;
· Capacidade
absortiva da empresa;
· Orientação
para o aprendizado;
· Conhecimentos
tácito e explícito;
· Existência
de departamentos e investimentos em P&D;
· Incentivo
a competitividade entre os departamentos de P&D;
· Relacionamento
das firmas com institutos de pesquisa do governo e de universidades;
· Estudo
e trabalho de cientistas e/ou profissionais em países desenvolvidos - para
retornarem mais qualificados para os seu país (recrutamento de pessoal
qualificado);
· Incentivos
à exportação;
· Adesão
a programas governamentais de incentivo à inovação.
O incentivo ao conhecimento é a aplicação dele é de extrema
importância para que as ideias não parem somente na invenção, mas se transformem
em inovações trazendo algo novo que agregue no desenvolvimento da sociedade como milhares de invenções já fizeram como mostra o vídeo abaixo.
Referências:
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