Entende-se por inovação, o ato de
inovar, de modificar costumes, manias, legislações e métodos. De acordo com o Diretor
de Suporte à Projetos, britânico, Nick
Balding a “Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias”. E segundo o Manual de Oslo, é a "introdução de um bem ou serviço novo
ou significativamente melhorado no que concerne a suas características ou usos
previstos", o que prevê "melhoramentos
significativos em especificações técnicas, componentes e materiais, softwares
incorporados, facilidade de uso ou outras características funcionais". Ademais, em se tratando de trabalhos e
artigos acadêmicos sobre o tema, o autor Wolfe, em 1994 dizia que esses, se dividiam em 4 tipos: aqueles que
tratam dos estágios do processo inovador, dos contextos organizacionais,
das perspectivas
teóricas subjacentes e dos atributos da inovação. Já de
acordo com Schumpeter em 1998,
associa-se a ideia de inovação a mudanças e novas combinações de fatores que
rompem com o equilíbrio existente. Por fim, existem ainda artigos de Tidd et
al, que pressupõe que o processo de inovar considera e abrange uma metodologia
a ser seguida.
1. Identificação das necessidades dos
consumidores;
2. Formulação de estratégia de
referência para a inovação;
3. Desenvolvimento ou aquisição de
soluções;
4. Prototipação; desenvolvimento e
otimização de testes; produção e disponibilização de produtos e serviços novos
ou melhorados.
E
por fim, quanto a tipos de inovação,
encontram-se na literatura, 5 tipos:
·
Em
produtos e serviços;
·
Em processos e operações;
·
Em
marketing e estratégia;
·
Organizacional;
·
Gerencial;
No
entanto, não é necessário apenas definir, mas também tratar a inovação de forma
quantitativa. Para isso, deve-se falar de indicadores de inovação, sendo
necessário entender por quê e como medi-los. Portanto, são necessários
estabelecer alguns passos, são eles: entender por que medir a inovação, o que
medir, como medir, qual a perspectiva e o que fazer com o que é medido.
·
Por que medir? Através da inovação, se dá o
processo estratégico das organizações;
·
O medir? Além de ser necessário entender
classes de indicadores mais simples e básicos, é imprescindível compreender os
tipos de inovação. Sendo eles descritos abaixo.
Imagem 1: gráfico sobre tipos de inovação.
· Como medir? Processo que se dá a partir de 5
vieses, sendo eles: Perspectiva de Produtividade, em que a
relação entre saída e entrada de um processo mede a eficiência do processo, Perspectiva
de Resultado, Perspectiva de Processo,
Perspectiva de Entrada de Processo,
Perspectiva de Impacto.
Imagem 2: gráficos sobre entendimento das perspectivas de produtividade.
·
Qual a precisão? Para além disso, é preciso definir
metas precisas para esses indicadores, através de escala, faixas de decisão e um nível
de threshold (que é a valor mínimo de determinada taxa).
·
O que fazer com esses indicadores? Com base nesses parâmetros, se
entende o que é necessário fazer para implementar essa inovação criada.
Referência Bibliográfica:
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