segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Conceitos e indicadores da inovação


        Entende-se por inovação, o ato de inovar, de modificar costumes, manias, legislações e métodos. De acordo com o Diretor de Suporte à Projetos, britânico, Nick Balding a “Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias”. E segundo o Manual de Oslo, é a "introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que concerne a suas características ou usos previstos", o que prevê "melhoramentos significativos em especificações técnicas, componentes e materiais, softwares incorporados, facilidade de uso ou outras características funcionais". Ademais, em se tratando de trabalhos e artigos acadêmicos sobre o tema, o autor Wolfe, em 1994 dizia que esses, se dividiam em 4 tipos: aqueles que tratam dos estágios do processo inovador, dos contextos organizacionais, das perspectivas teóricas subjacentes e dos atributos da inovação. Já de acordo com Schumpeter em 1998, associa-se a ideia de inovação a mudanças e novas combinações de fatores que rompem com o equilíbrio existente. Por fim, existem ainda artigos de Tidd et al, que pressupõe que o processo de inovar considera e abrange uma metodologia a ser seguida.
        1.       Identificação das necessidades dos consumidores;
        2.       Formulação de estratégia de referência para a inovação;
        3.       Desenvolvimento ou aquisição de soluções;
        4.       Prototipação; desenvolvimento e otimização de testes; produção e disponibilização de produtos e serviços novos ou melhorados.
     E por fim, quanto a tipos de inovação, encontram-se na literatura, 5 tipos:
 ·         Em produtos e serviços;
 ·          Em processos e operações;
 ·         Em marketing e estratégia;
 ·         Organizacional;
 ·         Gerencial;
No entanto, não é necessário apenas definir, mas também tratar a inovação de forma quantitativa. Para isso, deve-se falar de indicadores de inovação, sendo necessário entender por quê e como medi-los. Portanto, são necessários estabelecer alguns passos, são eles: entender por que medir a inovação, o que medir, como medir, qual a perspectiva e o que fazer com o que é medido.
  ·           Por que medir? Através da inovação, se dá o processo estratégico das organizações;
  ·           O medir? Além de ser necessário entender classes de indicadores mais simples e básicos, é imprescindível compreender os tipos de inovação. Sendo eles descritos abaixo.

                                                                                       Imagem 1: gráfico sobre tipos de inovação.


  ·  Como medir? Processo que se dá a partir de 5 vieses, sendo eles: Perspectiva de Produtividade, em que a relação entre saída e entrada de um processo mede a eficiência do processo, Perspectiva de Resultado, Perspectiva de Processo, Perspectiva de Entrada de Processo, Perspectiva de Impacto.


Imagem 2: gráficos sobre entendimento das perspectivas de produtividade.

  ·      Qual a precisão? Para além disso, é preciso definir metas precisas para esses indicadores, através de escala, faixas de decisão e um nível de threshold (que é a valor mínimo de determinada taxa).
 ·      O que fazer com esses indicadores? Com base nesses parâmetros, se entende o que é necessário fazer para implementar essa inovação criada.

Referência Bibliográfica:

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