Como as universidades
podem contribuir com as empresas? O processo de inovação, talvez mais do que
qualquer outra atividade econômica, depende do conhecimento. (Feldman, 1994).
Por isso, é tão importante as empresas estarem alinhadas com as universidades e
institutos de pesquisa, cooperando com o desenvolvimento de novas informações,
já que esses desempenham o papel de fornecer conhecimento crucial para a
evolução de alguns setores.
Nos
países desenvolvidos e em desenvolvimento, a universidade é vista como uma das
mais importantes fontes de conhecimento, tendo papel fundamental na formação de
recursos humanos e na realização de pesquisa acadêmica e de cunho científico.
Além da sua produção, a universidade está sendo incentivada a transferir para a
sociedade conhecimentos, patentes e tecnologia por ela produzidos
(WOLFFENBUTTEL,2001; PLONSKI, 1999; DAGNINO, 2007 e PÓVOA, 2008).
Em
1996, seguindo a evolução do conceito dos Sistemas Nacionais de Inovação, foi
proposto o conceito teórico-metodológico da hélice tríplice. “Esta denominação
foi definida em analogia à Hélice Dupla da descrição do DNA na biologia
molecular, na qual ocorre a interação de diferentes pares de base química,
expressando diferentes características genéticas” (IPIRANGA; ALMEIDA, 2012, p.
21). A hélice tríplice cresceu de uma teoria para um modelo, que vem sendo
adotado por vários países.
Neste
modelo cada agente tem suas atribuições, sendo o governo responsável pelo
estabelecimento das políticas públicas para estimular o desenvolvimento
científico-tecnológico no país; as empresas são agentes impulsionadores da
inovação ao converter os conhecimentos gerados pelas universidades em produtos
e serviços que beneficiem a sociedade; e as instituições de ensino e de
pesquisa são responsáveis por gerar o conhecimento e formar os recursos
humanos, segundo Sbragia et al. (2006) e Ipiranga e Almeida (2012).
A
importância do Sistema Nacional de Inovação para o avanço tecnológico não está
apenas na reunião de organizações e instituições, mas, principalmente, na
eficácia resultante do trabalho coletivo e interativo dos componentes do
conjunto. As universidades são elementos-chave neste arranjo institucional, em
virtude de possuírem um grande potencial que, com certeza, contribui para o desenvolvimento
da capacidade científico-tecnológica nacional.
Referências:
Giroletti,
D. A.; Oliveria, M. R. A. A integração entre universidade e empresa:
Avaliação de projeto específico. Florianópolis,
SC. 2015. p. 102-103.
Rapini,
M. S. Interação
universidade-empresa no Brasil: evidências do Diretório dos Grupos de Pesquisa
do CNPq. SeiELO. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-41612007000100008.
Acesso em: 01 de dez. 2019.
Prochnik,
V. A
cooperação universidade/empresa: tendências internacionais recentes no setor de
informática. SeiELO. 1986. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901988000100008.
Acesso em: 01 de dez. 2019.
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