A busca da inovação no setor público
A busca por melhores resultados também faz parte do
ambiente de gestão pública onde de acordo com Gleider Santos, “A Inovação é
driblar a necessidade com criatividade”, resolvendo as problemáticas públicas onde
a melhor maneira é que seja eficiente, de fácil implementação e de baixo custo
gerando a satisfação do usuário, no caso o cidadão. Podem ser feitas para
melhorar os processos administrativos, introduzir novas tecnologias em serviços
públicos sempre com foco no cidadão, eficiência e transparência.
De
acordo com o Juiz Federal Marco Bruno Miranda do Rio Grande do Norte define que:
“A solução muitas vezes não está em medidas de grande porte, mas em projetos
simples que representam ganhos para a produtividade do órgão e principalmente
para a solução.” Como as brinquedotecas criadas para que as pessoas que não
tinham condição de cuidar do filho e sustentar a família que é citada
recorrente na Universidade de Harvard.
Outro
exemplo foi a implementação de avisos por SMS pelo Detran-SP sobre o vencimento
da carteira de motorista ou ao atingir dez pontos de infração diminuindo as infrações,
multas e apreensões de veículos. O TER-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa
Catarina registou 38 inovações entre 2008 e 2012 voltados para os procedimentos
e estruturas de comunicação e modificações nos processos e sistemas
operacionais com o intuito do aumento de eficiência dos serviços prestados.
O
setor público necessita de inovação a todo tempo para atender os cidadãos e
para resolver a grandes quantidades de problemáticas públicas existentes.
Pequenas mudanças podem gerar inovação e aumentando a eficiência e transparência.
É necessário o investimento em ações inovadoras no setor público mas também a conscientização
dos servidores para que a inovação não venha somente de fora mas também do próprio
setor.
Referências:
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