segunda-feira, 11 de novembro de 2019



A busca da inovação no setor público


A busca por melhores resultados também faz parte do ambiente de gestão pública onde de acordo com Gleider Santos, “A Inovação é driblar a necessidade com criatividade”, resolvendo as problemáticas públicas onde a melhor maneira é que seja eficiente, de fácil implementação e de baixo custo gerando a satisfação do usuário, no caso o cidadão. Podem ser feitas para melhorar os processos administrativos, introduzir novas tecnologias em serviços públicos sempre com foco no cidadão, eficiência e transparência.
            De acordo com o Juiz Federal Marco Bruno Miranda do Rio Grande do Norte define que: “A solução muitas vezes não está em medidas de grande porte, mas em projetos simples que representam ganhos para a produtividade do órgão e principalmente para a solução.” Como as brinquedotecas criadas para que as pessoas que não tinham condição de cuidar do filho e sustentar a família que é citada recorrente na Universidade de Harvard.

            Outro exemplo foi a implementação de avisos por SMS pelo Detran-SP sobre o vencimento da carteira de motorista ou ao atingir dez pontos de infração diminuindo as infrações, multas e apreensões de veículos. O TER-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina registou 38 inovações entre 2008 e 2012 voltados para os procedimentos e estruturas de comunicação e modificações nos processos e sistemas operacionais com o intuito do aumento de eficiência dos serviços prestados.

            O setor público necessita de inovação a todo tempo para atender os cidadãos e para resolver a grandes quantidades de problemáticas públicas existentes. Pequenas mudanças podem gerar inovação e aumentando a eficiência e transparência. É necessário o investimento em ações inovadoras no setor público mas também a conscientização dos servidores para que a inovação não venha somente de fora mas também do próprio setor.


Referências:




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