A
inovação tem um papel fundamental nas organizações, principalmente para as
empresas que querem se tornar mais competitivas e sobreviver ao mercado, assim
como dizia Steve Jobs, “A inovação é o que distingue um líder de um seguidor”. Por
isso, mensurar a inovação é uma importante base para a gestão da inovação, “se
você não pode medir, não pode gerenciar”, segundo Peter Drucker. Mas como isso
é possível?
Para
isso, existem os indicadores de inovação que tem a intenção de verificar se os
esforços de inovação estão gerando resultados positivos. Porém, o que são esses
indicadores? Tratam-se de ferramentas que auxiliam o gestor a mensurar e a
acompanhar o desempenho das ações inovadoras e a capacidade de inovação da
empresa, estabelecendo diretrizes a serem seguidas. Existem mais de 100 tipos
de indicadores de inovação que as empresas podem utilizar, os quais são
divididos em quatro categorias: econômica, intensidade, eficácia e cultura.
Os
indicadores econômicos medem os resultados positivos ou negativos da inovação,
usando variáveis das demonstrações econômico-financeiras da empresa, como
redução de custos a partir da inovação. Os indicadores de intensidade referem-se
à quantidade de inovação, como quantidade de ideias geradas por ano, quantidade
de patentes, investimento em P&D, dentre outras. Indicadores de eficácia
procuram medir os lucros em relação ao uso de recursos, com o objetivo de maximizar
os resultados da inovação e, ao mesmo tempo, minimizar os insumos.
Exemplos
de indicadores de eficácia são investimento médio por projeto, tempo para
comercializar, taxa de sucesso de novos produtos, dentre outros. Já os
indicadores de cultura referem-se aos aspectos relacionados à cultura de
inovação da empresa, interessados na mensuração de quão disseminadas a inovação
e a criatividade estão na empresa como um todo, como a porcentagem de colaboradores
que produzem ideias, taxa anual de ideias por colaborador, dentre outras.
Montar
uma estrutura de indicadores de inovação não é tarefa simples, porém ela
transmite informações importantes para os gestores de como está o desempenho do
portfólio inovativo, vale a pena esse esforço. Com esses indicadores a empresa
identifica os pontos fortes para consolidar e aumentar a inovação na empresa,
compreendem melhor as suas práticas e os resultados obtidos, difundem os
conceitos de inovação e promovem a cultura de inovação na organização. O vídeo abaixo, apesar de não abordar
exatamente sobre os indicadores de inovação, demonstra a importância de
indicadores nos resultados da empresa.
Gestão por indicadores
Referências:
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