sábado, 23 de novembro de 2019

Por que os indicadores de inovação são tão importantes?


A inovação tem um papel fundamental nas organizações, principalmente para as empresas que querem se tornar mais competitivas e sobreviver ao mercado, assim como dizia Steve Jobs, “A inovação é o que distingue um líder de um seguidor”. Por isso, mensurar a inovação é uma importante base para a gestão da inovação, “se você não pode medir, não pode gerenciar”, segundo Peter Drucker. Mas como isso é possível?
Para isso, existem os indicadores de inovação que tem a intenção de verificar se os esforços de inovação estão gerando resultados positivos. Porém, o que são esses indicadores? Tratam-se de ferramentas que auxiliam o gestor a mensurar e a acompanhar o desempenho das ações inovadoras e a capacidade de inovação da empresa, estabelecendo diretrizes a serem seguidas. Existem mais de 100 tipos de indicadores de inovação que as empresas podem utilizar, os quais são divididos em quatro categorias: econômica, intensidade, eficácia e cultura.
Os indicadores econômicos medem os resultados positivos ou negativos da inovação, usando variáveis das demonstrações econômico-financeiras da empresa, como redução de custos a partir da inovação. Os indicadores de intensidade referem-se à quantidade de inovação, como quantidade de ideias geradas por ano, quantidade de patentes, investimento em P&D, dentre outras. Indicadores de eficácia procuram medir os lucros em relação ao uso de recursos, com o objetivo de maximizar os resultados da inovação e, ao mesmo tempo, minimizar os insumos.
Exemplos de indicadores de eficácia são investimento médio por projeto, tempo para comercializar, taxa de sucesso de novos produtos, dentre outros. Já os indicadores de cultura referem-se aos aspectos relacionados à cultura de inovação da empresa, interessados na mensuração de quão disseminadas a inovação e a criatividade estão na empresa como um todo, como a porcentagem de colaboradores que produzem ideias, taxa anual de ideias por colaborador, dentre outras.
Montar uma estrutura de indicadores de inovação não é tarefa simples, porém ela transmite informações importantes para os gestores de como está o desempenho do portfólio inovativo, vale a pena esse esforço. Com esses indicadores a empresa identifica os pontos fortes para consolidar e aumentar a inovação na empresa, compreendem melhor as suas práticas e os resultados obtidos, difundem os conceitos de inovação e promovem a cultura de inovação na organização.  O vídeo abaixo, apesar de não abordar exatamente sobre os indicadores de inovação, demonstra a importância de indicadores nos resultados da empresa.

Gestão por indicadores


Referências:



Nenhum comentário:

Postar um comentário