domingo, 17 de novembro de 2019



A busca pela inovação


As empresas tem um funcionamento complexo onde é necessário sempre estar buscando por inovação devido ao constante avanço tecnológico, onde é de grande importância o uso de estratégias que otimize os processos organizacionais. O mercado se encontra cada vez mais competitivo, ou seja, aumentando o número de concorrentes, incertezas e clientes exigentes e desapegados.
Embalagens da Tetra Pak
A busca por um diferencial pode vir por meio de um produto, serviço, modelo de negócio, canais de distribuição, desenvolvimento da marca e novas tecnologias  que podem ser geradas por meio de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) como as embalagens desenvolvidas no laboratório da Tetra Pak com a intenção de criar formas de conservação e manutenção da qualidade de produtos perecíveis por mais tempo.
Para que o P&D funcione é necessário escutar seus clientes e funcionários para o aprimoramento de seus produtos e para se nutrir de novas ideias criando soluções inteligentes para o negócio. Em pesquisa e desenvolvimento é importante manter o sigilo para que o investimento feito não seja perdido, para isso pode se criar uma política interna de confidencialidade ou fazer o uso de colaboração com outras empresas que tenham o mesmo objetivo e a junção de recursos geram melhores resultados para a pesquisa.
         Para o processo de inovação pode se fazer o uso de algumas ferramentas que auxiliam e facilitam o processo de imersão e produção diminuindo as incertezas como o Design Thinking que consiste em um método focado no cliente e no relacionamento ampliando o conhecimento sobre o público alvo e suas necessidades e desejos, como também pode se fazer pelo uso do mapa de empatia. Outro meio de transformar ideias em projetos e com base na 5W2H onde se responde 7 perguntas para um melhor entendimento, são elas:
  1. O que será feito ? (What)
  2. Por que será feito? (Why)
  3. Quem são os responsáveis? (Who)
  4. Onde será feito? (Where)
  5. Quando será feito? (When)
  6. Como será feito? (How)
  7. Quanto vai custar? (How much)



   O mercado se encontra em uma mudança continua ditados pelas novas tendências que aparecem, é necessário correr o risco de mudança. Mas o perigo pode ser menor a partir do momento que se usa os métodos e ferramentas adequadas, planejamentos estratégicos e fazer o uso da avaliação e controle das inovações implementadas, onde todo o processo pode ser auxiliado por soluções de BI (Business Intelligence) que fornece informações essenciais para a tomada de decisão, como a analise de comportamento de clientes, estimar necessidades, antecipação de tendências, identificação de lacunas entre outros.
    Para que o desenvolvimento da empresa seja inovador é necessária uma boa comunicação, criando um ambiente mais comunicativo, reuniões, momentos de convívio, realização de eventos e treinamentos onde todos os funcionários entendam o impacto do seu trabalho nos resultados da empresa. A inovação tem que ser parte da cultura da organização, para que as ideias se transformem em resultados é necessário um ambiente fluido para que o pensamento inovador não fique estagnado, além do uso de várias ferramentas e métodos que podem ajudar no processo.


Referências:
https://www.tetrapak.com/br/about/innovation
https://www.youtube.com/watch?v=2heOZ2CEmUc
https://www.youtube.com/watch?v=RTiugdJLQDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário