A busca pela inovação
As empresas tem um funcionamento complexo onde é
necessário sempre estar buscando por inovação devido ao constante avanço tecnológico,
onde é de grande importância o uso de estratégias que otimize os processos
organizacionais. O mercado se encontra cada vez mais competitivo, ou seja,
aumentando o número de concorrentes, incertezas e clientes exigentes e
desapegados.
![]() |
Embalagens da Tetra Pak |
A busca por um diferencial pode vir por meio de um
produto, serviço, modelo de negócio, canais de distribuição, desenvolvimento da
marca e novas tecnologias que podem ser
geradas por meio de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) como as embalagens desenvolvidas
no laboratório da Tetra Pak com a intenção de criar formas de conservação e
manutenção da qualidade de produtos perecíveis por mais tempo.
Para que o P&D funcione é necessário escutar
seus clientes e funcionários para o aprimoramento de seus produtos e para se
nutrir de novas ideias criando soluções inteligentes para o negócio. Em
pesquisa e desenvolvimento é importante manter o sigilo para que o investimento
feito não seja perdido, para isso pode se criar uma política interna de confidencialidade
ou fazer o uso de colaboração com outras empresas que tenham o mesmo objetivo e
a junção de recursos geram melhores resultados para a pesquisa.
Para o processo de inovação pode se
fazer o uso de algumas ferramentas que auxiliam e facilitam o processo de imersão
e produção diminuindo as incertezas como o Design Thinking que consiste em um método
focado no cliente e no relacionamento ampliando o conhecimento sobre o público
alvo e suas necessidades e desejos, como também pode se fazer pelo uso do mapa
de empatia. Outro meio de transformar ideias em projetos e com base na 5W2H onde
se responde 7 perguntas para um melhor entendimento, são elas:
- O que será feito ? (What)
- Por que será feito? (Why)
- Quem são os responsáveis? (Who)
- Onde será feito? (Where)
- Quando será feito? (When)
- Como será feito? (How)
- Quanto vai custar? (How much)
O
mercado se encontra em uma mudança continua ditados pelas novas tendências que aparecem,
é necessário correr o risco de mudança. Mas o perigo pode ser menor a partir do
momento que se usa os métodos e ferramentas adequadas, planejamentos
estratégicos e fazer o uso da avaliação e controle das inovações implementadas,
onde todo o processo pode ser auxiliado por soluções de BI (Business Intelligence)
que fornece informações essenciais para a tomada de decisão, como a analise de
comportamento de clientes, estimar necessidades, antecipação de tendências,
identificação de lacunas entre outros.
Para
que o desenvolvimento da empresa seja inovador é necessária uma boa comunicação,
criando um ambiente mais comunicativo, reuniões, momentos de convívio,
realização de eventos e treinamentos onde todos os funcionários entendam o
impacto do seu trabalho nos resultados da empresa. A inovação tem que ser parte
da cultura da organização, para que as ideias se transformem em resultados é
necessário um ambiente fluido para que o pensamento inovador não fique
estagnado, além do uso de várias ferramentas e métodos que podem ajudar no
processo.
Referências:
https://www.tetrapak.com/br/about/innovation
https://www.youtube.com/watch?v=2heOZ2CEmUc
https://www.youtube.com/watch?v=RTiugdJLQDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário