segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Inovação no setor público


Enquanto para o setor privado a inovação é um fenômeno comum, para o setor público constitui em um grande desafio. A administração pública brasileira apresenta um paradoxo. Se por um lado, vivemos um período de profunda crise política, econômica e moral, por outro, é notório a necessidade da inclusão da inovação na agenda das organizações públicas. Hoje há um consenso sobre implementação de inovação e tecnologia nas gestões públicas para que os serviços possam chegar com equidade e qualidade a todos os cidadãos.

As rápidas mudanças sociais, políticas e econômicas marcam o atual cenário mundial, provocando importantes transformações em vários âmbitos, levando os governos a enfrentar os mais variados e complexos problemas. Assim ideias inovadoras são necessárias para dar resposta às demandas da sociedade para a modernização da gestão pública.
            As mudanças no setor público envolvem interesses diversos, e por vezes divergentes, gerando resistência às inovações. Temos uma alta rotatividade de gestores e equipe técnica. A cada mudança de gestão, tem-se um recomeço e a maioria dos projetos são abandonados  por não se adequarem a nova política de governo. Isso causa um grande atraso nos processos de inovação do setor público.
No setor público não há concorrência, que é o grande motor da inovação no setor privado, a inovação não é vista com prioridade. Tem-se uma pressão social sobre a necessidade de modernização e melhoria dos serviços, principalmente nas áreas de saúde educação e transporte.  Mas observamos que não existe sequer o atendimento mínimo desses anseios. Alguns casos isolados, como a informatização da Receita Federal, INSS, programas municipais como o da Cidade Inteligente de São Paulo aparecem como um verdadeiro oásis no meio de tanta burocracia e atraso.
Os processos na gestão pública estão ainda no papel, coisas que no setor privado já tem informatizado há décadas, demora-se meses para resolver coisas básicas.  Os serviços públicos ainda estão amarrados, em protocolos, processos em papéis que além de caros são difíceis de manuseio e consequentemente mais demorados.
Estas mudanças esbarram-se em um ambiente extremamente complexo e burocrático que não acompanha a velocidade da tecnologia e das necessidades da sociedade. Aliado a escassez de recursos, restrições orçamentárias, etc. Dificilmente teremos um grande avanço tecnológico e inovador no setor público.
Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário