segunda-feira, 25 de novembro de 2019


Medir o processo de inovação é um elemento importante de qualquer modelo de inovação de uma empresa. Peter Drucker (1909 – 2005) que foi consultor administrativo, professor, jornalista e escritor disse que:  se você não pode medir, não pode gerenciar.
Existem vários tipos de indicadores e as empresas precisam escolher quais usar de acordo com o seu setor para poder estabelecer padrões de comparação.
O uso das medidas destes indicadores se justifica se justifica com a necessidade de precisarmos demonstrar resultados quando o processo de inovação é estratégico para empresa.  E para medir precisamos saber qual tipo de inovação está medindo. Compreender o tipo de inovação auxilia na construção do indicador e no desdobramento de seus elementos de mensuração e no uso para as decisões.
As medidas destes indicadores podem ser dar com relação as perspectivas que tem-se do processo de inovação. Tais como:
.Perspectiva de produtividade: A relação entre saída e entrada de um processo mede a eficiência do processo. A inovação pode ser medida pela taxa de eficiência de inovação incremental: Número de inovação incrementais, sobre o número de ideias totais.  Ou pela taxa de eficiência econômica: valor em receita de inovação radial sobre o nível de gastos em mão de obra envolvida em todos os projetos de inovação radical.
.Perspectiva de Resultado que mede os níveis de resultado de um processo. A inovação  é um conceito necessariamente dual, precisa de criatividade mis difusão. Ideias mais uso ou vendas. Portanto os resultados de um processo de inovação devem ser medidos sob as duas partes do conceito. O resultado pode ser medido pelo final do projeto em si ou pelo retorno financeiro. Exemplos:  número de projetos de inovação bem sucedidos e o valor médio de vendas no primeiro ano.
.Perspectiva de Processo: Mede os níveis operacionais do dia a dia do processo. Como a inovação ocorre em processo estratificado normalmente por fazes, pode-se medir dentro das fases e também entre as fases. Na fase de conceituação, medido pelo número de horas-homem envolvido na conceituação ou os gastos em homem-hora. Na fase de projeto na taxa de atraso de cronograma, por exemplo.
.Perspectiva de Entrada de Processo. Mede os níveis de recursos de entrada de um processo, sendo aqueles que transformam e os transformados antes de iniciar o desempenho do processo propriamente dito.  Como o nível de disponibilidade em horas para teste por exemplo.
.Perspectiva de Impacto: Mede o alcance da inovação além  do resultado, tais como: Impacto da substituição do emprego, impacto econômico, impacto do aumento da arrecadação para os governos, etc.
Existe a necessidade de estabelecer uma meta para os indicadores de inovação.  A meta deve refletir a realidade da empresa e ter um nivelamento com a medida do mercado. Vale lembrar que os indicadores precisam de escala, faixas de decisão, distribuição ajustada entre os de natureza quantitativa e qualitativa. É necessária saber a frequência de medição, a responsabilidade de coleta, o nível de automatização da coleta, as técnicas de análise e as formas de representação dos resultados.
Com o descrito, podemos ver que fazer uma análise das medidas destes indicadores de inovação é uma atividade complexa, não temos um padrão, uma forma, um índice, ou seja, é difícil e complicado de ser interpretado.  Os gestores precisam de experiência e sensibilidade para saber se os indicadores que estão sendo apresentados refletem realmente os resultados necessários para as tomadas de decisões. Estes resultados podem refletir apenas a interpretação de sua equipe interna e não leva em consideração o contexto global desta inovação.





Referências:



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