Medir o processo
de inovação é um elemento importante de qualquer modelo de inovação de uma
empresa. Peter Drucker (1909 – 2005) que foi consultor administrativo,
professor, jornalista e escritor disse que: se você não pode medir, não pode gerenciar.
Existem vários
tipos de indicadores e as empresas precisam escolher quais usar de acordo com o
seu setor para poder estabelecer padrões de comparação.
O uso das
medidas destes indicadores se justifica se justifica com a necessidade de
precisarmos demonstrar resultados quando o processo de inovação é estratégico
para empresa. E para medir precisamos
saber qual tipo de inovação está medindo. Compreender o tipo de inovação
auxilia na construção do indicador e no desdobramento de seus elementos de
mensuração e no uso para as decisões.
As medidas destes indicadores podem ser
dar com relação as perspectivas que tem-se do processo de inovação. Tais como:
.Perspectiva de
produtividade: A relação entre saída e entrada de um processo mede a eficiência
do processo. A inovação pode ser medida pela taxa de eficiência de inovação
incremental: Número de inovação incrementais, sobre o número de ideias
totais. Ou pela taxa de eficiência
econômica: valor em receita de inovação radial sobre o nível de gastos em mão
de obra envolvida em todos os projetos de inovação radical.
.Perspectiva de
Resultado que mede os níveis de resultado de um processo. A inovação é um conceito necessariamente dual, precisa
de criatividade mis difusão. Ideias mais uso ou vendas. Portanto os resultados
de um processo de inovação devem ser medidos sob as duas partes do conceito. O resultado
pode ser medido pelo final do projeto em si ou pelo retorno financeiro.
Exemplos: número de projetos de inovação
bem sucedidos e o valor médio de vendas no primeiro ano.
.Perspectiva de
Processo: Mede os níveis operacionais do dia a dia do processo. Como a inovação
ocorre em processo estratificado normalmente por fazes, pode-se medir dentro
das fases e também entre as fases. Na fase de conceituação, medido pelo número
de horas-homem envolvido na conceituação ou os gastos em homem-hora. Na fase de
projeto na taxa de atraso de cronograma, por exemplo.
.Perspectiva de
Entrada de Processo. Mede os níveis de recursos de entrada de um processo,
sendo aqueles que transformam e os transformados antes de iniciar o desempenho
do processo propriamente dito. Como o
nível de disponibilidade em horas para teste por exemplo.
.Perspectiva de
Impacto: Mede o alcance da inovação além
do resultado, tais como: Impacto da substituição do emprego, impacto econômico,
impacto do aumento da arrecadação para os governos, etc.
Existe a
necessidade de estabelecer uma meta para os indicadores de inovação. A meta deve refletir a realidade da empresa e
ter um nivelamento com a medida do mercado. Vale lembrar que os indicadores
precisam de escala, faixas de decisão, distribuição ajustada entre os de
natureza quantitativa e qualitativa. É necessária saber a frequência de
medição, a responsabilidade de coleta, o nível de automatização da coleta, as
técnicas de análise e as formas de representação dos resultados.
Com o descrito,
podemos ver que fazer uma análise das medidas destes indicadores de inovação é
uma atividade complexa, não temos um padrão, uma forma, um índice, ou seja, é difícil
e complicado de ser interpretado. Os
gestores precisam de experiência e sensibilidade para saber se os indicadores
que estão sendo apresentados refletem realmente os resultados necessários para
as tomadas de decisões. Estes resultados podem refletir apenas a interpretação
de sua equipe interna e não leva em consideração o contexto global desta
inovação.
Referências:
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