segunda-feira, 25 de novembro de 2019


Como indicar a inovação?
      Definir parâmetros em relação a inovação é definir como a organização se sucederá. De forma estratégica e pontual, inovar e a forma como se inova define se certo empreendimento progredirá ou não. Permitir a intra inovação, ou seja, dar aval e incentivo para que seus funcionários exerçam sua criatividade a favor da empresa, gerando mudanças, alinhar perspectivas e consequentemente alavancar mais vendas ou até mesmo lucro bruto. Podendo ser eles: fomentos, incentivos financeiros, prêmios e/ou certificações.
     Seguindo essa linha de raciocínio, inúmeras empresas, sejam elas de quais tamanhos forem, usam alguns indicadores de inovação – esse, que podem ser: quanto de inovação é encontrada na organização em determinado período de tempo, a forma que ela é introduzida nos projetos entregues, a já citada anteriormente P&D. Para assim, definir se a forma de gerência está se conectando com o que é esperado pelo mercado em que se encontram:
·         Mapeamento de conceitos e indicadores de inovação: análise dos conceitos de inovação já pré-definidos e os indicadores, considerando as constantes alterações necessárias para se manterem atuais.
·         Conceituação de inovação e classificação do portfólio de projetos:  dessa forma, se baseando nos conceitos pré-determinados a realidade de cada organização (ponto importante a ser tratado posteriormente) define-se o que é inovação dentro daquele determinado nicho e quais os indicadores devem ser utilizados para mensurá-la.
·         Plano de ação: após a definição dos indicadores para mensurar a inovação, é importante que se definam metas e objetivos a serem alcançados, as ações, prazos e responsáveis.
Após esse passo a passo, é preciso tomar algumas medidas para garantir que os projetos vindouros realmente tragam essa inovação, que ela seja realmente algo inesperado, necessário, eficaz e de melhoria para os consumidores. Além disso, é preciso identificar e compreender os pontos fortes e as cabeças pensantes dentro das equipes de desenvolvimento e determinar os fracos e tentar deixá-los o mais próximo possível do mínimo.
Por fim, como supracitado, é interessante pensar, que a inovação que vai alavancar vendas, conquistar clientes e ganhar mercado em um determinado nicho de consumo, não faz isso em outro, é apenas mais do mesmo, ou simplesmente não muda a dinâmica de consumo de seus clientes. Por exemplo, como citado na última aula pela colega Paloma, uma empresa como a Tetra Pack, ao inovar nas embalagens, a marca adicionou valor em seus produtos, facilitou a utilização por meio de seus clientes. Já uma empresa de móveis, se inovasse suas embalagens possivelmente não teria êxito em inovar ou simplesmente não impactaria seu mercado consumidor. Porém, ao modificar a forma de utilização, vai ser inovadora, crescer em relação aos concorrentes e gerar ainda mais valor.












Imagem 1: lavanderia embutida






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