Como indicar a
inovação?
Definir parâmetros em relação a
inovação é definir como a organização se sucederá. De forma estratégica e
pontual, inovar e a forma como se inova define se certo empreendimento progredirá
ou não. Permitir a intra inovação, ou seja, dar aval e incentivo para que seus
funcionários exerçam sua criatividade a favor da empresa, gerando mudanças,
alinhar perspectivas e consequentemente alavancar mais vendas ou até mesmo
lucro bruto. Podendo ser eles: fomentos, incentivos financeiros, prêmios e/ou
certificações.
Seguindo essa linha de raciocínio, inúmeras
empresas, sejam elas de quais tamanhos forem, usam alguns indicadores de
inovação – esse, que podem ser: quanto de inovação é encontrada na organização
em determinado período de tempo, a forma que ela é introduzida nos projetos
entregues, a já citada anteriormente P&D. Para assim, definir se a forma de
gerência está se conectando com o que é esperado pelo mercado em que se
encontram:
·
Mapeamento de conceitos e indicadores de
inovação: análise
dos conceitos de inovação já pré-definidos e os indicadores, considerando as
constantes alterações necessárias para se manterem atuais.
·
Conceituação de inovação e classificação
do portfólio de projetos:
dessa forma, se baseando nos conceitos pré-determinados a realidade de cada
organização (ponto importante a ser
tratado posteriormente) define-se o que é inovação dentro daquele
determinado nicho e quais os indicadores devem ser utilizados para mensurá-la.
·
Plano de ação: após a definição dos indicadores
para mensurar a inovação, é importante que se definam metas e objetivos a serem
alcançados, as ações, prazos e responsáveis.
Após
esse passo a passo, é preciso tomar algumas medidas para garantir que os
projetos vindouros realmente tragam essa inovação, que ela seja realmente algo
inesperado, necessário, eficaz e de melhoria para os consumidores. Além disso,
é preciso identificar e compreender os pontos fortes e as cabeças pensantes
dentro das equipes de desenvolvimento e determinar os fracos e tentar deixá-los
o mais próximo possível do mínimo.
Por
fim, como supracitado, é interessante pensar, que a inovação que vai alavancar
vendas, conquistar clientes e ganhar mercado em um determinado nicho de
consumo, não faz isso em outro, é apenas mais do mesmo, ou simplesmente não
muda a dinâmica de consumo de seus clientes. Por exemplo, como citado na última
aula pela colega Paloma, uma empresa como a Tetra Pack, ao inovar nas
embalagens, a marca adicionou valor em seus produtos, facilitou a utilização
por meio de seus clientes. Já uma empresa de móveis, se inovasse suas
embalagens possivelmente não teria êxito em inovar ou simplesmente não
impactaria seu mercado consumidor. Porém, ao modificar a forma de utilização,
vai ser inovadora, crescer em relação aos concorrentes e gerar ainda mais
valor.

Imagem 1: lavanderia embutida
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